Natacha Correia

Como descobrir o histórico de um veículo antes da compra?

24.11.2022
Outros

Saiba os principais cuidados para comprar um carro usado com mais confiança


Um dos motivos principais para a compra de um carro usado é o preço mais baixo se comparado com um veículo novo, mas existem também outras razões. Atualmente verifica-se uma diminuição do número de carros novos no mercado devido às falhas na cadeia logística que se traduzem na falta de microships e algumas matérias-primas como o alumínio. Para a compra de automóveis novos de algumas marcas e modelos pode ser necessário esperar cerca de um ano.

Se por estes ou outros motivos está a pensar adquirir um carro usado existem cuidados que deve ter para avançar na compra com mais confiança. Conheça passo-a-passo o que pode fazer para não correr riscos ao comprar um carro usado.


PESQUISAR HISTÓRICO PELO VIN

Existem vários sites na Internet como por exemplo o Automoli que permitem fazer esta pesquisa de forma gratuita. Com a utilização do VIN (Número de Identificação do Veículo) consegue obter dados detalhados sobre o veículo como informações sobre danos e colisões, histórico cronológico do veículo, quilómetros, fotografias, verificação dos bancos de dados de veículos roubados, dados técnicos e equipamentos. Se tiver dúvidas sobre o carro esta é uma forma de cruzar dados e confirmar se está tudo dentro da lei.


OBTER HISTÓRICO PELA MATRÍCULA

No Portal do Consumidor ASF (Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões) poderá pesquisar se o carro possui seguro e se a resposta for positiva terá acesso à data de início e fim do mesmo.

Para ficar a saber se foi importado deverá colocar a matrícula e no campo data o ano do veículo. Por exemplo, se o carro é de 2015 coloque 31/12/2015. Se não aparecer nada indica, à partida, que o carro não esteve registado em nenhum seguro de outro país.

No entanto, pode acontecer que o carro estivesse num stand em que o seguro não necessitasse de ser ativado. Por isso deverá experimentar várias datas e se por exemplo não surgir nenhum seguro ativo entre 2015 e 2017 pode significar que o veículo tenha sido importado, já que nenhum seguro esteve ativo nesses anos.


PEDIR CERTIDÃO PERMANENTE AUTOMÓVEL

Para descobrir informações acerca da propriedade do veículo, como a identificação do automóvel e do seu proprietário e os encargos que existam sobre o veículo, assim como os pedidos pendentes, pode pedir a certidão permanente automóvel. O pedido do código de acesso pode ser feito através da Internet. Basta aceder ao site Automóvel online, inserir a matrícula do veículo, os dados de quem pede a certidão (o seu nome ou nome da sua firma e o email) e fazer o pagamento no multibanco ou através de home banking. O documento é válido por seis meses.

O pedido também pode ser realizado num balcão (veja aqui a melhor opção para si) mediante o mesmo pagamento. Se preferir, pode pedir uma certidão de registo automóvel em papel. Neste caso o custo é de 17 € e tem de ser pedida num balcão do IRN (Instituto de Registos e do Notariado) ou numa Loja do Cidadão.


LIVRO DE REVISÕES E INSPEÇÃO PERIÓDICA

Se vai comprar um carro usado tenha também atenção ao livro de revisões que quase sempre está na posse do respetivo proprietário e onde pode encontrar algumas informações, desde o concessionário que vendeu o veículo, à assistência ou manutenção que já recebeu.

Para saber os problemas registados ao longo dos anos no carro peça também para verificar as folhas de inspeção do veículo.

Não se esqueça que se estiver na posse da informação detalhada sobre o carro poderá fazer uma escolha mais consciente e estará preparado para negociar melhor. Se precisar de ajuda para o seguro do carro pode contactar os profissionais da MaxFinance que estão sempre disponíveis para o aconselhar.

partilhar