Natacha Correia

Como escolher um seguro dentário

12.09.2022
Seguros

Um bom sorriso aumenta a autoestima. Sabe como escolher um seguro dentário?


Um sorriso impecável e saudável ajuda a aumentar a autoestima e beneficia tanto a sua vida pessoal como profissional. Ao sentir-se mais confiante aumenta a motivação e tudo parece correr melhor.

Para o efeito, nada melhor que prevenir em lugar de remediar. Por isso, é importante considerar ter um seguro dentário para si e/ou para a sua família. Mais que não seja para estarem preparados para qualquer imprevisto que possa vir a acontecer.

O seguro tem um custo, naturalmente, mas permite-lhe aceder a preços mais acessíveis e poupar muito a médio/longo prazo. Irá prevenir doenças e sentir-se mais tranquilo, pois, quer em regime de comparticipação ou copagamento, será mais económico.

Há múltiplas soluções no mercado com mensalidades tão baixas como 5 euros. Sabendo que uma consulta de dentista rondará os 50 euros e que lá irá três vezes num ano, a poupança será interessante, mesmo incluindo o copagamento mínimo.

No Dia Europeu da Saúde Oral, explicamos porque a escolha de um seguro dentário é uma decisão que depende de muitas variáveis.

O que é um seguro dentário?​​​​​​​

Um seguro dentário permite beneficiar de preços convencionados ou em copagamento com o objetivo de prevenir e proteger a saúde oral.

Consoante a sua opção, as apólices podem ser mais simples e incluir serviços como check-ups, limpezas ou pequenas reparações. Apólices com mais coberturas poderão cobrir implantes, aparelhos, cirurgias, internamentos, serviços de assistência, entre outros.

Em regra, os seguros dentários não têm limites de idade, não têm limitações de capital seguro, não é necessário preencher questionários nem fazer exames físicos e podem ser renovados sempre que pretender. Além disso, geralmente não têm período de carência (espaço de tempo em que não pode usar o plano, mesmo que já o esteja a pagar).

De qualquer modo, esteja atento, pois, alguns seguros poderão ser mais complexos e abranger práticas que são mais comuns noutro tipo de seguros, pelo que deverá sempre ler cuidadosamente as condições gerais e particulares do seguro que pretende contratar.

Quanto às coberturas e exclusões a lista pode ser extensa. Deve estar ainda atento à rede de prestadores de serviços.


Como devo proceder para contratar um seguro dentário?

Antes de mais, é aconselhável fazer um check-up para se inteirar dos tratamentos que pode precisar e orçamentá-los. Com base nessa informação deverá procurar as apólices adequadas às suas necessidades e orçamento e rede de prestadores.

Deve certificar-se de que não vai pagar mais pelo que não precisa ou de que o preço baixo lhe restringe as opções.

Analise as coberturas, exclusões, descontos e comparticipações, possibilidade e condições de integração de outros membros da família no seguro.


Como funcionam os seguros dentários?

O modo de funcionamento dos seguros e planos dentários é semelhante ao dos seguros e planos de saúde. Existe um prémio que poderá ser pago mensal, trimestral, semestral ou anualmente, coberturas e exclusões, redes de prestadores de serviços.

Em termos de benefícios para si, e consoante utilize serviços dentro ou fora da rede, convém tomar nota da seguinte terminologia:

Desconto – redução no custo de consultas ou outros tratamentos;

Copagamento – valor pago pelo consumidor por cada ato na rede convencionada;

Comparticipação – custo suportado pela seguradora e pago diretamente por esta ao prestador;

Reembolso – caso consulte um médico fora da rede de prestadores poderá ter direito a reembolso de parte do valor pago. 

Tome nota: Como escolher um seguro de vida

Quais são as coberturas de um seguro dentário?

As listas de coberturas (procedimentos que pode realizar no âmbito do seguro) e exclusões podem ser extensas. Por isso, deve ter por base o seu check-up para verificar se poderá fazer os tratamentos que precisa tirando partido do seguro.

Por exemplo, se pretender um tratamento específico poderá contratar um seguro mais barato com poucas coberturas para se focar nesse problema.

Atenção que as apólices mais simples apenas cobrem serviços de limpeza, tratamento de cáries, restauração, aplicação de fluor e reparação. Produtos mais completos podem incluir radiografias, extrações, cirurgias orais, implantes dentários (dentes artificiais), próteses, ortodontia (aparelhos fixos, removíveis, expansores), serviços de urgência, entre outros.

Em suma, dentisteria, endodontia (desvitalizações), odontopediatria (para crianças até aos 16 anos), periodontologia (tratamento de gengivas), prostodontia (reabilitação ou manutenção da função através da utilização de facetas, coroas e/ou próteses dentárias) são apenas algumas das coberturas a que tem de estar atento. Precisa? Não precisa? Já? No futuro?

Leia também: Como escolher o seu seguro de saúde

Que cuidados a ter ao verificar a rede de prestadores de serviços?

Um aspeto fundamental, é verificar se o seu médico ou clínica de confiança têm acordo com a seguradora? Sabe que as clínicas podem ter acordo com determinado seguro, mas o clínico não? E vice-versa? Se tem um médico-dentista, ortodontista, ou qualquer outro especialista da sua preferência, talvez seja melhor começar por saber que acordos têm eles.

Além disso, verifique quais as condições de utilização fora da rede, pois o desconto ou comparticipação será menor do que dentro da rede.

Posso incluir outros membros da família?

É possível que sim, mais uma vez terá de ler a informação disponível. Em alguns casos poderá associar filhos menores sem custos adicionais ou incluir outros membros da família, ficando o preço por cabeça mais baixo.

Leia ainda: Conheça as diferenças entre os cartões e seguros de saúde

Ler, informar-se comparar é o segredo

Dito isto, deverá analisar os prós e contras de cada oferta. E não é apenas o preço que deve ter em conta como explicámos ao longo deste artigo.

Consulte a informação, faça simulações, fale com familiares e amigos, leia os comentários de outros utilizadores.

Mesmo que tenha um seguro de saúde, lembre-se que, em geral, não têm coberturas para tratamentos dentários. E quando têm, é reduzida ou pouco vantajosa. Aliás, a DECO aconselha mesmo ter estes seguros em separado, pois consegue uma melhor relação qualidade/preço.

Os intermediários de crédito da MaxFinance esperam que possa manter a sua saúde oral. Se poupar na saúde ficará com mais liquidez para se organizar noutras áreas da vida como poupar para uma casa e mudar-se para o seu lugar de sonho.

partilhar