Natacha Correia

As melhores resoluções financeiras para 2024

05.01.2024
As melhores resoluções financeiras para 2024

Saiba como começar 2024, no caminho certo para atingir a estabilidade financeira.

 

O início de um novo ano é o pretexto ideal para deixar para trás maus hábitos financeiros e traçar novos objetivos de vida. Em 2024, a estabilidade financeira começa com pequenos passos e hábitos consistentes. Depois de um ano desafiante financeiramente, esta é uma nova oportunidade para colocar as suas contas em dia e estabelecer novas metas financeiras. Antes de colocar em prática as suas resoluções para 2024, é importante reavaliar e reorganizar as suas finanças pessoais. 

Neste novo ano, deve fazer uma análise cuidadosa das suas despesas e receitas, e os ajustes necessários para atingir os seus objetivos em 2024. Estabeleça metas financeiras para acabar com as suas dívidas, por ordem de prioridade de amortização. Criar um fundo de emergência para imprevistos e investir na literacia financeira podem ser uma boa forma de recomeçar. Mas de pouco servirá fazer resoluções, se no final do próximo ano não tiver avançado para a sua concretização. É fundamental que as resoluções financeiras sejam realistas. Se sentir que não vai conseguir cumprir o que planeou, reajuste os seus objetivos e crie novas resoluções.

 

MUDAR DE HÁBITOS

Evite comprar por impulso para garantir que não está a gastar mais do que pode ou deve, e utilize o cartão de crédito apenas para uma emergência. Se não tem por hábito pedir fatura quando vai às compras, não se esqueça que toda as despesas que declarar podem fazer com que pague menos IRS no próximo ano. 

 

POUPAR

O início do ano é uma excelente altura para criar um plano financeiro para ajudar a manter as contas equilibradas. Todos queremos poupar, mas muitas vezes não passa de uma boa intenção e as despesas aumentam. O primeiro passo para criar um fundo de emergência consiste em estabelecer um orçamento familiar em que constem todas as despesas e receitas. Ao fazê-lo, perceberá onde está a gastar demais. Para equilibrar as suas contas, utilize um método que se aplica a todos os orçamentos, cortando na despesa e aumentando a receita. 

 

INVESTIR

Antes de começar, é importante perceber que nem todas os investimentos garantem um retorno e existe sempre um risco de perder uma parte ou a totalidade do que investiu. Sobretudo no caso de produtos financeiros mais complexos, certifique-se que entende o seu funcionamento. Existem várias opções e soluções de investimento para todos os perfis, desde os tradicionais depósitos a prazo, até aos fundos imobiliários, ações, certificados de aforro ou criptomoedas.

 

RENEGOCIAR

Renegociar contratos ou procurar melhores condições pode ser uma boa solução, tanto no crédito habitação como com o fornecedor de eletricidade ou dos seguros. Como todos os anos, as empresas prestadoras de serviços atualizam os seus preços e oferecem vantagens para novos aderentes, deve rever quais as opções disponíveis no mercado para comparar com os restantes serviços. Reduza as despesas bancárias, optando por uma conta de serviços mínimos, e peça aconselhamento para baixar o spread do seu empréstimo ou o valor das prestações. 

 

CONSUMIR DE FORMA SUSTENTÁVEL

Através de um consumo mais consciente é possível economizar dinheiro de maneira significativa em 2024, promovendo uma gestão financeira mais eficiente e sustentável. Apostar na economia doméstica, nas contas da água ou luz, ou ainda, em alternativas de mobilidade, como os transportes públicos ou a bicicleta, podem fazer a diferença no seu orçamento no final do mês. 

 

APOSTAR NA LITERACIA FINANCEIRA

Invista em conhecimento com a ajuda de especialistas e de tecnologia, que o podem ajudar a gerir e monitorizar os seus gastos e despesas diárias. Existem várias apps, para além dos bancos, que permitem de forma personalizada, criar orçamentos, identificando receitas e despesas. 

partilhar