Natacha Correia

Que apoios existem para a compra de veículos elétricos

05.07.2023
Outros

Os incentivos do Estado para a compra de carros elétricos estão de regresso.


Quer ajudar o ambiente e ao mesmo tempo ter um carro com autonomia e conforto? A solução passa pelos carros elétricos, uma alternativa amiga do ambiente, que permite uma poupança nas suas viagens. Entre os benefícios fiscais, a alternativa ecológica e o melhor desempenho, é difícil escolher apenas uma das vantagens de ter um carro 100% elétrico.

Estão novamente disponíveis os apoios do estado, com o objetivo de promover a compra de veículos elétricos e numa perspetiva de proteção do ambiente. Este apoio tem origem do Fundo Ambiental para a aquisição de veículos elétricos, tendo como principal objetivo reduzir a descarbonização da mobilidade individual, incentivando a troca de veículos poluentes por escolhas mais sustentáveis e eco-friendly.


TIPOS DE APOIOS

Estes apoios do Estado para a compra de veículos elétricos foram criados em 2017 e, são reabertos todos os anos, geralmente entre fevereiro e março. Este ano, os apoios de incentivo à compra de carros com emissões de CO2 mais baixas ou nulas, como os 100% elétricos e os híbridos plug-in, abrangendo igualmente motas ou bicicletas, foram retomados apenas em maio com um investimento do Estado que rondará os 10 milhões de euros e contemplam apenas os veículos adquiridos após 1 de janeiro de 2023.

Para pessoas singulares, estes apoios poderão ir até aos 4.000 euros, no máximo para a compra de um veículo ligeiro de passageiros até 65.000 euros. Os candidatos podem pedir até quatro apoios em separado, ou juntar os quatro pedidos numa candidatura única. No caso da compra de veículos de mercadorias, apenas poderá ser feito um pedido e o apoio poderá ir até aos 6.000€ no valor máximo de 65.000€.

As empresas também podem candidatar-se aos incentivos, mas não para ligeiros de passageiros. Enquanto os particulares podem pedir financiamento para um só veículo, as pessoas coletivas podem candidatar-se a 6.000 euros para dois ligeiros de mercadorias 100% elétricos e até quatro bicicletas, ciclomotores ou motociclos 100% elétricos.


COMO OBTER ESTES APOIOS

O pedido de atribuição de incentivo só pode ser apresentado online, através do balcão de candidatura no site do Fundo Ambiental. Para a candidatura no formulário online, deve reunir todos os documentos solicitados e, ao ser iniciado o processo de candidatura, deixa de ser possível corrigir ou acrescentar dados. Aceda à lista de documentos necessários e caso o direito ao incentivo for reconhecido, o pagamento será feito por transferência bancária para a conta do beneficiário.


OUTRAS SOLUÇÕES CRÉDITO AUTOMÓVEL

O custo de aquisição é, por vezes, o maior entrave na compra de um novo carro, por isso, a procura de soluções que permitam pagar o mínimo possível é cada vez mais comum. Tem disponíveis opções de financiamento que o ajudam nas várias fases da sua vida, com mais benefícios e maior facilidade. Para determinadas pessoas, pode ser mais adequado arranjar um financiamento a longo prazo, para outras um modelo que permita mudar de carro várias vezes. A MAXFINANCE, especialista em crédito e financiamento, apresenta-lhe as várias opções a ter em consideração na compra de um carro elétrico.


Crédito Automóvel

Este modelo de financiamento pode ser utilizado para comprar um carro novo ou usado. Embora o crédito automóvel possa ser facilmente obtido no concessionário ou num stand, deve sempre simular créditos com a ajuda de um especialista de crédito e financiamento, para perceber se as condições são mais vantajosas.

Geralmente, nos contratos de crédito automóvel, o título de registo de propriedade do veículo fica em nome do comprador, mas é mencionado que existe uma reserva de propriedade em nome da entidade financeira. Desta forma o comprador é, efetivamente, o proprietário do veículo desde o momento da compra, mas até ao final do contrato de crédito não poderá vender o automóvel sem autorização da instituição de crédito.


Crédito Pessoal

O crédito pessoal é uma outra opção para a compra de um carro, embora possa não ser muito vantajosa. Os juros cobrados nesta modalidade são, normalmente, significativamente mais elevados que os praticados em contratos de crédito automóvel ou leasing.

No entanto e, apesar deste tipo de crédito ser mais fácil de obter, os prazos de pagamento são bastante elevados, diminuindo assim o valor da mensalidade e aumentando o valor de juros a pagar.


Renting

Em alternativa ao financiamento existe o renting. Esta solução não é um financiamento, mas um aluguer do veículo, ao contrário das opções anteriores. Neste caso, o consumidor pode utilizar o veículo por um período estabelecido, mediante o pagamento de uma mensalidade. Pode apenas pagar pela utilização do veículo ou incluir alguns serviços ao contrato, como seguro automóvel, gestão de pneus, veículo de substituição e, ainda, nas opções mais completas, gestão da via verde, combustível, pagamento de impostos, entre outros.

Apesar de no caso do renting o carro ser alugado, no final pode renegociar o contrato ou iniciar um contrato novo com outro veículo. Tem a vantagem de conduzir sempre um carro recente, mas estará sempre a pagar uma mensalidade por um carro que não será seu.


Leasing

O Leasing é uma opção para quem queira alugar um carro, com as mensalidades ajustadas consoante as condições de cada um, com prazos previamente acordados com a concessionária. No final do contrato, o cliente tem como opções comprar o carro, liquidando o valor residual, ou devolver o carro à concessionária.


A MAXFINANCE é um intermediário de crédito com parcerias com as instituições bancárias e financeiras de primeira linha em Portugal, com formação certificada e totalmente preparada para encontrar a solução mais adequada ao seu caso e necessidade específica.




partilhar